Robert Alan Krieger (8 de janeiro de 1946, em Los Angeles, Califórnia), é um guitarrista de Rock and roll e compositor. Da banda The Doors, atuou como guitarrista e escreveu algumas das músicas mais famosas, como “Light my fire”, ” Love Me Two Times, Touch Me e Love Her Madly. Em 2011, a revista Rolling Stone colocou-o no número 76 na sua relação dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos. Robby Krieger nasceu em Los Angeles, Califórnia, em uma família judia-alemã.
Seu primeiro contato com a música, principalmente clássica, em razão de seu pai era um extenso fã da música de marcha militar, até que ouviu Pedro e o Lobo, que foi a primeira música que realmente surpreendeu. Quando tinha 7 anos, Krieger quebrou acidentalmente ao teu leitor de discos, entretanto a rádio começou a regressar aos ouvidos de jogo de tamanho de Fats Domino, Elvis Presley e os Platters . Aos 10 anos, tentou tocar a trombeta, contudo descobriu que não era para ele. Começou a tocar blues e o piano de seus pais, com bem mais sucesso do que a trombeta.
Enquanto freqüentava uma instituição típico e não tinha tempo de estudo no decorrer da noite, o que lhe permitiu aconselhar a tocar guitarra. Começou por entender flamenco, tomando emprestada a guitarra de um comparsa. Quando Krieger tinha dezoito anos, teve sua própria guitarra flamenca e teve aulas durante alguns meses.
Esteve em gêneros, incluindo flamengo, tradicional, o blues e o jazz. Após a secundária, Krieger frequentou a escola da Califórnia, Santa Barbara . Krieger lista dos guitarristas Wes Montgomery, Albert King e Larry Carlton entre as maiores influências no seu modo.
Formou a banda The Doors, com o tecladista Ray Manzarek, o baterista John Densmore e o vocalista Jim Morrison. Além do mais, podes ser atribuída a ele, o hit “Light my fire” apesar de geralmente os créditos são detalhes a “The Doors”. O tecladista Ray Manzarek, adicionou o enter.
A música representa um casal “chegando grande” (getting high), um termo de rodovia para a sensação eufórica de pessoas quando se droga. Depois da morte de Morrison em 1971, the Doors, continuou como um trio e tirou 2 novos álbuns Other Voices e Full Circle”. Krieger dividiu o posto de vocalista com Ray Manzarek. Após a separação da banda The Doors em 1973, Krieger fez “The Butts Band”, com o baterista John Densmore. Para seu primeiro disco solo em 1977, Robbie Krieger & Friends, Krieger trabalhou com o artista de rock Jim Evans para formar uma fotografia que ficou a capa do álbum.
- São Francisco: 704 localidades
- três O estudo da documentação sobre o assunto Assíria
- Ombros mais largos que os quadris
- Esther Horta Pérez de Nicola, quarenta
- Portugal: Novembro de 2013
- quatro Consumo de glúten
- 4 Telefones híbridos multihomed
- Construído usando blocos
Em 1982, Krieger fez um álbum com os Anjos do grupo Casualties ácido . Seu álbum, Panic Station, foi lançado na Rhino Records, e adiciona uma nova versão do single de Pink Floyd Point Me at the Sky. No começo dos anos 90, Krieger formou um trio chamado “Robby Krieger Organização”, oferecendo Skip Van Winkle (piano elétrico, órgão pedal bass) e Dale Alexander (bateria e vocais).
Em 1996, Krieger formou uma nova banda, conhecido simplesmente como o “Robby Krieger Band”, que mostrou com teu filho Waylon Krieger (guitarra), Barry Oakley Jr. Alexander Dale (teclados) e Ray Mehlbaum (bateria). A banda fez shows na América do Norte e Europa entre os anos de 1996 a 1998. Em 2000, Krieger lança Cinematix, um álbum de fusão totalmente instrumental, com participações de Billy Cobham e Edgar Winter . Krieger e Manzarek remodelados The Doors of the 21 st Century no ano de 2002, com o vocalista Ian Astbury, do The Cult. Na sequência de uma luta com Densmore a respeito do nome Doors, banda que hoje se entende como “Ray Manzarek And Robby Krieger Of The Doors”.
Krieger tocou guitarra em várias músicas da banda Blue Öyster Cult e tem trabalhado em incontáveis projetos de homenagem organizada por Billy Sherwood. Também fez várias participações como convidado da banda com a Partícula e aparece no álbum Transformations Live. Em junho de 2008, ZYX Studio lançou teu show com Eric Burdon, chamado Live at the Beach Ventura, Califórnia. Também tocaram “Back Door Man” e “Roadhouse Blues”. Em suma, Krieger se sentiu “muito feliz” como foi o documentário, elogiando em especial o serviço de edição.