Ficções é um livro de contos escrito por Jorge Luis Borges, publicado em 1944 e composto de duas partes: O jardim de caminhos que são ramificados e Artifícios; tem 2 prólogos. A crítica especializada foi aclamado esta obra tua como um dos livros que ajudaram a definir o caminho da literatura universal do Século XX.
Também, a tua publicação, em 1944, colocou Borges em um primeiro plano da literatura universal. 100 livros do século XX, do jornal francês Le Monde e os 100 melhores livros de todos os tempos do Clube do livro da Noruega. O livro é dividido em duas seções, chamadas O jardim de caminhos que são ramificados e Artifícios. Apesar de isso não diferem em tipo; a única diferença célebre reside nas datas em que apresentaram-se os textos e em que a segunda seção é ligeiramente mais curto do que a primeira. A divisão do livro em 2 se precisa ao acontecimento de que a primeira porção havia sido publicada três anos antes, em 1941, como um livro individual.
“Apesar de execução menos desajeitado, as peças deste livro não diferem das que formam o anterior. Dois, por um lado, permitem uma menção detida: A morte e a bússola, Funes, o memorioso. A segunda é uma longa metáfora da insônia.
mais tarde, em 1956, Borges inclui 3 contos mais da coleção e os acrescenta em Artifícios. A acompanhar, mostra a composição de cada uma das versões, em tão alto grau dos livros antigos como a posterior edição dupla, Ficções.
- Setembro 2020 a fevereiro 2021
- 43 h “São vocês unilingues postando bilíngües que sejamos trilingües”
- #13 manga2
- três Guerra contra a Pérsia 4.3.1 Invasão e contrainvasión
- 2 Prefeito de Florianópolis (2015-2019)
- Rio Abaixo
Foi publicado em 1941 por Editorial Sul. O jardim de caminhos que são ramificados e Artifícios. Tlon, Uqbar, Orbis Tertius, A aproximação a Almotásim, Pierre Menard, autor do Quixote, As ruínas circulares, A biblioteca de Babel e O jardim de caminhos que se ramificados.
Sul, tem as mesmas duas seções. Funes, o memorioso, A maneira da espada, Tema do traidor e do herói, A morte e a bússola, O milagre secreto, Três versões de Judas, O final, A seita da Fênix e O Sul. Estão disponíveis por aqui as datas da primeira situação de cada um dos contos agrupadas de acordo com o meio em que foram publicadas e em ordem cronológica. A biblioteca de Babel: uma versão anterior desse serviço foi publicada no número 59 (em agosto de 1939), com o título A biblioteca total. Por tua vez, essa enredo precursora está baseada em uma peça de Kurd Laßwitz intitulada Die Universalbibliothek.
O manuscrito original, datado do mesmo ano, é um dos poucos contos que Jorge Luis Borges escreveu à mão. O jardim de caminhos que se ramificados: este conto foi escrito no ano de 1941, e publicado, logo em seguida, em 1944, pela primeira edição do livro que trata este artigo.