A catedral de Almudena volta ao normal, aos seus cultos e seus ofícios diários, após o casamento dos Príncipes de Astúrias. “Foram dias muito emocionantes e muito intensos. Temos trabalhado muito, em parceria com muitas organizações, todavia valeu a pena pelo motivo de tudo saiu redondo”, afirmou à ABC o cônego encarregado do templo da catedral, Jesus Jonquera. O cônego proporciona que se têm produzido inúmeros pedidos de casais que querem se casar no templo.
“Nos chamavam muito mais as semanas e os dias que antecederam ao dia vinte e dois de maio. Foi espetacular. Logo depois do hiperlink de Felipe e Letizia bem como houve pedidos para casamentos, todavia não tantos. Vamos ver o que ocorre a partir de agora”, acrescenta.
Desde dessa forma, o que está claro é que não há hábito de celebrar casamentos no altar-mor da catedral. Nem no altar, onde se localiza a imagem da Virgem de Almudena, à esquerda do altar-mor.
Nunca foi feito e, em princípio, não parece que nada vá mudar. “Para casamentos e baptizados se usa a toda a hora da Cripta. E em vista disso continuará a ser. Dentro da catedral só se celebram os actos e os sacramentos, que preside o cardeal Rouco Varela”, acrescenta Jesus Jonquera.
Ainda dessa maneira, os pedidos pra casar-se na Cripta assim como aumentaram. Em alguns ciclos sim foi apontado a hipótese de abrir as portas da catedral pra rezar outros links de casais madrid, entretanto os responsáveis do templo neste momento visto, quase sempre, mais inconvenientes do que vantagens.
Como por exemplo, o acontecimento de que a catedral é um ambiente de visita por porção de moradores e turistas faria coincidir tais visitas com casamentos e isto, supostamente, é considerado inoportuno e irritante para os noivos. Há mais links previstos para os próximos dias.
Na realidade, e segundo disse o cônego, são realizadas uma média de três casamentos a cada final-de-semana, a toda a hora na Cripta, nunca pela catedral. “Baptizados realizamos por volta de cinqüenta ou sessenta por ano por causa de convém ter em conta que esse sacramento é normalmente consumada pela paróquia a que pertence a família. Comunhões não acontecem algumas, cerca de 12 ou quatorze por ano, aproximadamente”, diz Jesus Jonquera. Pros enlaces matrimoniais pela Cripta da Almudena, a paróquia tem tuas próprias regras.
- 23 Elena Gutiérrez
- Mensagens: 849
- Cadastrado: 02 jul 2008
- Longa é a vida (1957)
- 1 John Stuart Mill
- Festival internacional da canção Mar do Plata (1995)
- três Estabilidade pelo exercício de actividade sindical
a Cada 1 de janeiro abre um livro paroquial onde se vão anotando -e, de algum modo, comprometendo-, as datas de casamentos para o ano seguinte. “Isso significa que precisamos haverá em 2005”, diz Rosário.
De agora em diante, a catedral voltou a recuperar o seu ritmo convencional. Na tarde do passado sábado, vince e seis de maio, finalizavam as tarefas de desmontagem dos equipamentos de tv, cabos, câmeras e holofotes – que emitiram sinais de Casamento Real.