Há mais de 150 anos, quando a Internet não era mesmo um sonho, o visionário Julio Verne imaginou qualquer coisa parecido à extenso rede que hoje condiciona o nosso dia a dia. O escritor francês incluiu em Paris no século XX (1863), a tua obra perdida, a idéia de um telégrafo mundial, que funcionava como uma grande rede de telecomunicações.
Verne não foi o único que fantaseó com alguma coisa parecido com a atual Internet. No relato de 1898 From the London Times of 1904, Mark Twain definia o telectroscopio como um dispositivo que, conectado ao telefone, dava acesso a uma vasto rede global de compartilhamento de infos que incluía áudio e filme. Nikola Tesla em 1909, Paul Ideais (o pai da documentação), em 1934, H. G.
Wells em 1937 (World brain) e Jorge Luis Borges, em 1939 (biblioteca total) aventuraram ideias muito próximas à telefonia móvel, a World Wide Web e até mesmo da Wikipédia. Finalmente, quando a Internet viu a luminosidade, diversas destas profecias se cumpriram e novas foram ainda mais distante. Agora, em pleno 2015, parece claro que este modo não foi concluído.
Internet vai continuar crescendo e mudando a apoio de revoluções. Mas, qual será a próxima? como será a Rede dentro de 5, 10 ou quinze anos? Uma ideia parece clara, Internet acabará sendo algo onipresente, estará em todas as partes e fazendo funcionar multidão de coisas, porém não lhe preste atenção. A veremos como vemos hoje a eletricidade: sabemos que está lá, no entanto não nos referimos a ela periodicamente.
Ángel María Herrera, empreendedor e fundador da Comunidade, plataforma online de publicação de livros. Tudo isto bem como está “muito unido ao conceito de big data”, a imensa quantidade de detalhes que são gerados a cada minuto. Um iPhone atual, tem mais perícia de computação que a NASA no momento em que o homem chegou à lua, desse modo que a quantidade de fatos gerados por pessoa e por unidade de tempo agora é imensa.
- Substituição da bateria proprietária por packs de baterias AA NiMh e íon lítio
- Registado: 29 out 2006
- 35 Hipólito Olmo Fernandez
- [Desktop Entry]
- Série Monocromático fundamentado em Java: 5000, 6000
- Primeiro 111-108 de Tv: Primeiro zarpazo de Marc
- 5 Arquiteturas 5.Um Ambientes de desenvolvimento
- Controle de velocidade de cruzeiro
Como será, então, dentro de uma década? Javier Rodríguez Zapatero, diretor do Google Brasil e Portugal, acrescenta uma outra figura mareante. Zapatero não se lança à futurologia a extenso prazo. Bernardo Hernandez, empreendedor e Business Angel que tem estado muito conectado a empresas como Google, Idealista, Tuenti e Flickr, assim como não se atreve com o futuro longe.
não obstante, se confundir com um futuro a curto período. Internet das coisas. O CEO da Tuenti, Sebas Muriel, tem isso muito claro: “a inovação e a mobilidade estão marcando e marcarão o futuro da Internet, um futuro que passa por usuários conectados pela nuvem”.
